Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Algumas razões para te motivar a fazer teatro!


Oi, gente!
Então, no final de Julho eu decidi me inscrever em um curso para iniciantes de teatro. Não sei eu já contei aqui alguma vez, mas eu já fiz teatro na escola por alguns anos, mas sei lá porque, eu decidi parar. E agora quando eu olho para trás, percebo que não fez muito sentido ter parado de fazer algo que eu gostava tanto, mas né? A gente funciona assim.
Enfim! Como na última vez que eu tinha feito teatro ou pisado em um palco fazia pelo menos uns 5 anos, eu achei que seria uma ótima hora para voltar. Afinal, nesse ano de prestar pro vestibular e não saber realmente o que eu gostaria de fazer, achei que investir em coisas que eu gosto talvez pudessem me inspirar e me ajudar a ter uma ideia. Se der certo, eu compartilho aqui.
Eu moro em São Paulo - SP e resolvi procurar vários escolas que oferecessem cursos legais e que fossem relativamente próximos da minha casa. Como eu estava interessada em começar do 0 novamente, eu me inscrevi no grupo de iniciantes na Teatro Escola Macunaíma... você já ouviu falar?
Se você quiser saber mais sobre essa escola, você pode clicar aqui. Eu recomendo!
Mas enfim, não quero falar necessariamente da escola, mas sim de como é fazer um curso de teatro, para iniciantes pelo menos, hê!
  • Não é preciso querer ser ator para fazer um curso de teatro. Achei que esse seria um bom tópico pra começar! Fazer teatro pode sim te preparar para a carreira de atuação e interpretação, mas além disso, pode te auxiliar a ficar mais à vontade na frente de um grupo grande de pessoas, fazer melhores apresentações, confiar mais em sim mesmo e até no outro, etc.
  • Conhecer gente nova. É sempre legal aumentar seu ciclo de amizades ou se não, é legal sair de casa, desligar o netflix por algumas horas e respirar novos ares não? Brincadeiras a parte, é interessante pensar que na sala vão estar várias pessoas que procuram a mesma coisa que você, então fica mais fácil de formular um assunto. O monstro do silêncio vai ficar bem quietinho quando todo mundo está lá para se divertir e ficar longe da loucura da semana. Vale tentar!
  •  Conhecer a si mesmo. Antes que você ache que o título desse tópico seja brega, você já se perguntou como funciona sua relação com o seu corpo e a suas emoções? No teatro o contato com o seu próprio corpo é fundamental; nem que seja para fazer uma dança ridícula ou a postura que você quer passar para quem te assiste. Aprendendo a lidar com as suas emoções e com a sua forma corporal pode te auxiliar a não ter aquela postura nervosa em apresentações de trabalho na frente de sua sala inteira ou até para falar com aquela pessoa que você tem uma quedinha. É sério, aprender a lidar com os seus sentimentos trazem inúmeros benefícios!
  • Se divertir e se aceitar! Pensa em um lugar onde os julgamentos chatos e o desconforto começam a ficar distantes de acordo com o passar das aulas! Em uma sala onde todos estão na mesma situação, não há porque se achar o pior ou o menor, não é? Quando conseguimos relaxar e ver que não precisa ser o melhor de todos em qualquer sentido deixamos tudo rolar de um jeito natural e acabamos aproveitando o momento.
  • Nunca é tarde demais para começar. O teatro não tem limitações hereditárias.  Sua idade não importa, o que importa é o quão aberto você está para viver algo novo. E quanto mais velho você é, mais experiências você já viveu e isso pro teatro é importante. Imagina fazer uma cena sobre algo que você entende muito bem, pois já sentiu isso na pele. As vivências do cotidiano enriquecem o teatro. Tudo que é vivido todos os dias pode trazer algo de interessante para a aula.
Então é isso! Espero que vocês gostem e que te deixe com vontade de fazer teatro porque é uma experiência muito boa e que traz uma diferença geral - mental e corporal.
Até os próximos posts!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário